Jesus tinha nascido em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes. Vieram, então, alguns magos do Oriente. Chegaram a Jerusalém, perguntando: - Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e vimos para o adorar.
O rei Herodes ficou perturbado quando soube disso. E com ele ficou agitada toda Jerusalém.
Herodes reuniu, então, todos os chefes de sacerdotes e escribas do povo para perguntar-lhes onde o Messias deveria nascer. Eles lhe disseram: - Deverá nascer em Belém da Judéia. Pois o profeta escreveu assim: “E tu, Belém, terra de Judá, tu não és de maneira alguma a menor entre as cidades de Judá. Isso porque de ti sairá um chefe que será o pastor de Israel, meu povo”.
Herodes chamou os magos, em segredo. Fez com que eles dissessem exatamente quando a estrela tinha aparecido. Mandou que eles fossem para Belém e recomendou: - Informem-se perfeitamente a respeito do menino. Quando o tiverem encontrado, mandem-me avisar. Assim também eu poderei ir adorar o menino.
Depois de ouvir essas palavras do rei, os magos partiram. A estrela, que tinham visto no Oriente, ia caminhando na frente deles, até que parou sobre o lugar onde estava o menino.
Quando viram a estrela, sentiram uma grande alegria. Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. E, caindo de joelhos, o adoraram. Depois, abriram seus tesouros e lhe deram de presente ouro, incenso e mirra.
Eles foram avisados em sonho para não se encontrarem novamente com Herodes. Por isso, tomaram outro caminho ao voltarem para sua terra.
Recadinho: - Como Deus se manifesta em minha vida? - Espero que as graças de Deus venham ou me movimento em sua busca? - Rezo pedindo que Deus me manifeste seus desejos a meu respeito? - Minha vida é uma manifestação da bondade de Deus ao mundo? - Enumero agora alguns presentes que ofereço a Deus.