Cântico introdutório... -
O Senhor, nosso Deus, fez-se parceiro de nossa humanidade, aproximando-se de nós e fazendo conosco sua Aliança de amor, por meio de seu Filho Jesus Cristo. Dirijo-me, pois, à Santíssima Trindade. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Derramai sobre mim, Senhor, a água de vossa graça divina. E fazei-me viver meu batismo com alegria! Iluminai-me com a luz de vosso Espírito Santo e não deixeis que me desvie do caminho de vosso Reino. Fortalecei-me na fraternidade, na vida de comunhão e na paz! Guiai minha vida no caminho de vossa Aliança, que fizestes com a humanidade, em Jesus, vosso Filho. Só em vós temos a vida, a paz e a salvação! Amém!
Palavra de Deus - Êx 6, 2-8 -
“Assim como ouvimos as pessoas que estão ao nosso redor, em nossa família, devemos e precisamos escutar o Senhor. Sua Palavra é transformadora e libertadora: Deus disse a Moisés: “Eu sou o Senhor. Apareci a Abraão, a Isaac e a Jacó, como o Deus todo-poderoso; mas com meu nome ´Senhor´ não me dei a conhecer a eles. Com eles celebrei também minha aliança, para dar-lhes a terra de Canaã, a terra em que peregrinavam como estrangeiros. Ouvi também o gemido dos israelitas, oprimidos pelos egípcios, e lembrei-me de minha aliança. Dize, portanto, aos israelitas: ´Eu sou o Senhor. Vou libertar-vos do jugo dos egípcios e livrar-vos de sua escravidão. Eu vos resgatarei com braço estendido e com grandes julgamentos. Eu vos tomarei por meu povo e serei vosso Deus, e sabereis que eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos liberto do jugo dos egípcios. Eu vos introduzirei na terra que, com mão levantada, jurei dar a Abraão, a Isaac e a Jacó, e vo-la darei como herança, eu, o Senhor´”
Refletindo... -
O Senhor veio ao encontro de nossa realidade, como a do povo de Israel, escravizado no Egito. Moisés foi o escolhido por Deus, para libertar esse mesmo povo, e conduzi-lo à terra prometida. É o mesmo que dizer: O Senhor veio para o meio da história humana, para libertar o povo de toda opressão, ganância, egoísmo. A história do Êxodo mostra-nos o jeito que Deus espera que vivamos: Na liberdade e na paz, na comunhão, na fraternidade, na defesa da vida.... Que a vida seja amada, respeitada e promovida!
Suplicando... -
O jeito de Deus agir no meio do povo é magnífico. É preciso descobrir e redescobrir sua presença entre nós. Por isso, elevo a Ele nossas preces, dizendo com fé: Senhor, Deus libertador, ouvi-nos! Guiai vossa Igreja em sua missão e fortalecei-a em vosso amor. Conservai nossa Comunidade na fé, na esperança e na prática do bem. Inspirai a todos os que trabalham em favor da libertação dos oprimidos. Fazei-nos viver na vossa Aliança de amor. Amém.
Vivenciando... - A Aliança que Deus fez com seu povo oprimido no Egito, libertando-o, ensina-me a ser também libertador(a). Há muita gente sofrendo, sendo escravizada, além do desrespeito e do desamor que há para com a vida. Viver a fé significa ser resposta de vida e de libertação. Que eu saiba trabalhar pela construção da vida e da liberdade.
Caminhando... -
O Senhor está presente em minha vida, em minha história. Elevo a Maria minha gratidão, rezando: Ave-Maria, cheia de graça.... O Senhor me guarde em seu amor. Fortaleça minha vida em sua misericórdia. Conceda-me a paz e a libertação. Venha sobre mim a bênção do céu. Que eu caminhe com alegria, rumo ao encontro do Senhor, que vem para nos salvar; e proclame sempre a bondade do Senhor. Amém!