Home » Vocações » Mensagem de Bento XVI para o 50º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

Mensagem de Bento XVI para o 50º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

Hoje, 4º Domingo de Páscoa, dia 21 de abril de 2013, a Igreja Católica celebra em todo o mundo o 50º Dia Mundial de Oração pelas Vocações.
Este dia foi instituído pelo Servo de Deus Paulo VI, durante o período da Assembleia do Concílio Ecumênico Vaticano II. Meses antes da data, o Papa costuma enviar uma mensagem para nossa reflexão

O texto deste ano, que tem como título “As vocações, sinal da esperança fundada na fé”, foi enviado por Bento XVI (divulgado em outubro/2012).
Falando da eficácia da data, assim se expressava Bento XVI: “Este significativo encontro anual tem favorecido fortemente o empenho por se consolidar sempre mais, no centro da espiritualidade, da ação pastoral e da oração dos fiéis, a importância das vocações para o sacerdócio e a vida consagrada”. Apresentamos o texto em tópicos. Os subtítulos são de nossa Redação.

Sacerdócio e vida religiosa: servir!
“Os presbíteros e os religiosos são chamados a entregar-se de forma incondicional ao Povo de Deus: num serviço de amor ao Evangelho e à Igreja; num serviço àquela esperança firme que só a abertura ao horizonte de Deus pode gerar, com o testemunho da sua fé e, com o seu fervor apostólico, podem transmitir, em particular às novas gerações, o ardente desejo de responder generosa e prontamente a Cristo, que chama a segui-Lo mais de perto”. (Bento XVI)

Oração das comunidades pelas vocações
“O itinerário, que torna uma pessoa capaz de acolher o chamado de Deus, é possível no âmbito de comunidades cristãs que vivem uma intensa atmosfera de fé, um generoso testemunho de adesão ao Evangelho, uma paixão missionária que induza a pessoa à doação total de si mesma pelo Reino de Deus, alimentada pela recepção dos sacramentos, especialmente a Eucaristia, e por uma fervorosa vida de oração”. (Bento XVI)

Sacerdotes ao lado dos jovens
“Que não faltem sacerdotes zelosos que saibam estar ao lado dos jovens como “companheiros de viagem”, para os ajudarem, no caminho por vezes tortuoso e obscuro da vida, a reconhecer Cristo, Caminho, Verdade e Vida (Jo 14, 6); para lhes propor com coragem evangélica a beleza do serviço a Deus, à comunidade cristã, aos irmãos. Não faltem sacerdotes que mostrem a fecundidade de um compromisso entusiasmante, que confere sentido de plenitude à própria existência, porque fundado sobre a fé nAquele que nos amou primeiro (1 Jo 4, 19). (Bento XVI)

Jovens, não tenhais medo!
“Que, no meio de tantas propostas superficiais e efêmeras, saibam os jovens cultivar a atração pelos valores, as metas elevadas, as opções radicais por um serviço aos outros seguindo os passos de Jesus. Amados jovens, não tenhais medo de segui-lo e de percorrer os caminhos exigentes e corajosos da caridade e do compromisso generoso. Sereis felizes por servir, sereis testemunhas daquela alegria que o mundo não pode dar, sereis chamas vivas de um amor infinito e eterno, aprendereis a “dar a razão da vossa esperança” (1 Ped 3, 15). (Bento XVI)

Os caminhos de Deus!
“Por vezes o amor de Deus segue percursos surpreendentes, mas sempre alcança a quantos se deixam encontrar. Assim, a esperança nutre-se desta certeza: “Nós conhecemos o amor que Deus tem por nós, pois cremos nEle” (1Jo 4, 16). E este amor exigente e profundo, que vai além da superficialidade, infunde-nos coragem, dá-nos esperança no caminho da vida e, no futuro, faz-nos ter confiança em nós mesmos, na história e nos outros. Que seria da vossa vida, sem este amor? Deus cuida do homem desde a criação até ao fim dos tempos, quando completar o seu desígnio de salvação. No Senhor ressuscitado, temos a certeza da nossa esperança”. (Bento XVI)

Compartilhe e Indique:
Demais conteúdos:
» 29/04/2014 | Mensagem do Papa Francisco para o 51º Dia Mundial de Oração pelas Vocações” (11/maio/2014)
» 29/04/2014 | Mensagem do papa para o 49º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

[+] mais conteúdo
 
Total de mensagens escritas por usuários: 0
Deixe sua mensagem
Avaliaremos sua mensagem para depois liberá-la!
 
Nome:
E-mail:
Título:
Cidade:
Estado:
Mensagem:
caracteres
Romeiros no Santuário Nacional


Durante toda a semana de 13 a 19/novembro/2017
circularam pelo Santuário 414.341 visitantes.
De segunda a sexta-feira
o número de visitantes foi de 121.849

No fim de semana:
sábado, 18 de novembro/2017: 123.160 romeiros
domingo, 19 de novembro/2017: 169.332 romeiros

Previsão do Santuário Nacional
para o próximo fim de semana:
A previsão para sábado, 25 de novembro de 2017: 112.191 visitantes.
Para domingo, 26 de novembro de 2017: 152.362 visitantes.


Receba o Vivências diariamente: -Evangelho -Recadinhos -Reflexões

*campo obrigatório