Home » Vocações » Mensagem do papa para o 49º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

Mensagem do papa para o 49º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

No 4º domingo da Páscoa, também chamado de domingo do Bom Pastor, a Igreja Católica celebra o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Para a ocasião, o Papa envia sempre uma mensagem. O tema deste ano de 2012 é: “As vocações, dom do amor de Deus”. O Papa explica o sentido da vocação e como ela acontece. Na abertura ao amor de Deus e como fruto deste amor, nascem e crescem as vocações Apresentamos o tema em tópicos.

Vocações 02 - Deus, fonte de todos os dons
“A fonte de todo o dom perfeito é Deus. Deus é Amor. “Quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele” (1Jo 4, 16). No Filho Jesus, Deus “escolheu-nos antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em caridade na sua presença” (Ef 1, 4). Fomos amados por Deus, ainda antes de começarmos a existir! Ele “criou-nos do nada” (cf. 2 Mac 7, 28) para nos conduzir à plena comunhão consigo. Cada vocação nasce da iniciativa de Deus, é dom do amor de Deus! É Ele que realiza o “primeiro passo”, e não o faz por uma particular bondade que teria vislumbrado em nós, mas em virtude da presença do seu próprio amor “derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo” (Rm 5, 5).

Vocações 03 - Deus vem ao nosso encontro
“Na história de amor que a Bíblia nos narra, Deus vem ao nosso encontro, procura conquistar-nos. E o faz até à Última Ceia, até ao Coração trespassado na cruz, até às aparições do Ressuscitado e às grandes obras pelas quais Ele, através da ação dos Apóstolos, guiou a Igreja nascente. Na história da Igreja, o Senhor vem ao nosso encontro, através de pessoas nas quais Ele Se revela; através da sua Palavra, nos Sacramentos, em especial na Eucaristia”.

Vocações 04 - A beleza do amor de Deus
“É preciso anunciar de novo a beleza persuasiva deste amor divino, que precede e acompanha: este amor é a mola secreta, a causa que não falha, mesmo nas circunstâncias mais difíceis. Aconselha S. João da Cruz: “Onde não há amor, semeie amor e recolherá amor”. O Papa São Gregório Magno usa o exemplo da plantinha: “No terreno do nosso coração, Deus plantou primeiro a raiz do amor a Ele e depois, como ramagem, desenvolveu-se o amor fraterno”. O amor a Deus, do qual os presbíteros e os religiosos se tornam imagens visíveis, embora sempre imperfeitas, é a causa da resposta à vocação de especial consagração ao Senhor através da ordenação presbiteral ou da profissão dos conselhos evangélicos”.

Vocações 05 - O amor ao próximo
“O amor ao próximo, sobretudo às pessoas mais necessitadas e atribuladas, é o impulso decisivo que faz do sacerdote e da pessoa consagrada um gerador de comunhão entre as pessoas e um semeador de esperança. A relação dos consagrados, especialmente do sacerdote, com a comunidade cristã é vital e torna-se parte fundamental também do seu horizonte afetivo. A este propósito, o Santo Cura d’Ars gostava de repetir: “O padre não é padre para si mesmo; é-o para vós”.

Vocações 06 - Famílias, primeiro seminário
“As famílias são não apenas o lugar privilegiado da formação humana e cristã, mas podem constituir também “o primeiro e o melhor seminário da vocação à vida consagrada pelo Reino de Deus”, fazendo descobrir, mesmo no âmbito da família, a beleza e a importância do sacerdócio e da vida consagrada. Que todos colaborem entre si para que, na Igreja, se multipliquem estas “casas e escolas de comunhão” a exemplo da Sagrada Família de Nazaré, reflexo harmonioso na terra da vida da Santíssima Trindade”.

Compartilhe e Indique:
Demais conteúdos:
» 29/04/2014 | Mensagem do Papa Francisco para o 51º Dia Mundial de Oração pelas Vocações” (11/maio/2014)
» 29/04/2014 | Mensagem de Bento XVI para o 50º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

[+] mais conteúdo
 
Total de mensagens escritas por usuários: 0
Deixe sua mensagem
Avaliaremos sua mensagem para depois liberá-la!
 
Nome:
E-mail:
Título:
Cidade:
Estado:
Mensagem:
caracteres
Romeiros no Santuário Nacional


Durante toda a semana de 13 a 19/novembro/2017
circularam pelo Santuário 414.341 visitantes.
De segunda a sexta-feira
o número de visitantes foi de 121.849

No fim de semana:
sábado, 18 de novembro/2017: 123.160 romeiros
domingo, 19 de novembro/2017: 169.332 romeiros

Previsão do Santuário Nacional
para o próximo fim de semana:
A previsão para sábado, 25 de novembro de 2017: 112.191 visitantes.
Para domingo, 26 de novembro de 2017: 152.362 visitantes.


Receba o Vivências diariamente: -Evangelho -Recadinhos -Reflexões

*campo obrigatório