Home » da Amazônia » Nossa Senhora da Amazônia surgiu de um concurso

Nossa Senhora da Amazônia surgiu de um concurso

No primeiro semestre de 2011, a arquidiocese de Manaus lançou um concurso para se criar uma imagem que representasse Nossa Senhora da Amazônia. Muitos artistas participaram. A vencedora, de 23 anos, foi a designer Lara Denys, de Manaus (AM). “Não achei que pudesse ser capaz de tal feito, apesar de dominar razoavelmente a habilidade de desenhar. Retratar uma figura tão importante para mim, para a minha Igreja, era uma responsabilidade de “gente grande”, e não para uma menina que mal tinha saído da faculdade", comentou Lara, dando detalhes de seu trabalho:

“Antes de produzir a obra, estudei arte sacra e a fisionomia do caboclo. Pesquisei em livros e vi até como indígenas carregam bebês. Queria que o traje fosse mais indígena, mas precisava cobrir todo o corpo da Nossa Senhora. Planejei cada detalhe. A roupa de Maria, por exemplo, é de tom terracota, que remete às terras da Amazônia e demonstra a humildade de Maria. O vestido da Nossa Senhora traz ainda uma simples estampa baseada na arte dos indígenas Waimiri-Atroari. O manto ganhou um tom mais escuro que o tradicional azul celeste. Decidi manter o véu na cor branca por representar a pureza da mãe de Jesus Cristo. Seus braços têm traços caboclos”.

A Nossa Senhora da Amazônia aparece em cima de uma vitória-régia, uma das espécies mais conhecidas e bonitas da região, planta forte, que cresce em solo infértil e suporta até 40 quilos. Quando a flor nasce, sempre no escuro, exala um perfume único. Ela é “a base da Nossa Senhora, que aparece como a verdadeira flor da vitória-régia", destaca Lara. Ao redor da Virgem Maria, representando o feminino, surgem orquídeas brancas, tradicionais da Amazônia.

Compartilhe e Indique:
Demais conteúdos:
» 29/12/2011 | Nossa Senhora da Amazônia - como surgiu o título
» 29/12/2011 | Novo título para a Mãe de Jesus: Nossa Senhora da Amazônia

[+] mais conteúdo
 
Total de mensagens escritas por usuários: 0
Deixe sua mensagem
Avaliaremos sua mensagem para depois liberá-la!
 
Nome:
E-mail:
Título:
Cidade:
Estado:
Mensagem:
caracteres

Receba o Vivências diariamente: -Evangelho -Recadinhos -Reflexões

*campo obrigatório