Home » de Guadalupe » Basílica de Guadalupe recebe na festa 6 milhões de peregrinos

Basílica de Guadalupe recebe na festa 6 milhões de peregrinos

Cerca de seis milhões de pessoas são esperadas no dia 12 de dezembro, na tradicional peregrinação à Basílica de Guadalupe, na cidade do México, por ocasião das festas de Nossa Senhora de Guadalupe. A operação para receber os peregrinos teve início uma semana atrás, envolvendo cerca de 19 mil agentes da capital mexicana e 8 mil federais, segundo informaram autoridades da Comissão Nacional de Segurança. Também foram deslocados 300 médicos que estão disponíveis durante 24 horas por dia, para atender os fiéis. A peregrinação intensificou-se nos últimos dias. Desde o início da semana está proibida a venda de bebidas alcoólicas no bairro onde se localiza a Basílica. A Virgem de Guadalupe apareceu ao índio, hoje São Juan Diego, em quatro ocasiões durante o ano de 1531, sendo a última em 12 de dezembro, no monte Tepeyac, próximo ao local onde foi construída a Basílica de Guadalupe, uma primeira, mais modesta, e a atual.

A Virgem de Guadalupe é um abraço para os habitantes da América
Em sua audiência pública de 11 de dezembro de 2013, o Papa Francisco se referiu a Nossa Senhora de Guadalupe não só como padroeira da América Latina, mas padroeira das Américas.
O papa lembrou que a Virgem Maria, "quando apareceu para S. Juan Diego, mostrou-se com o rosto de uma mulher mestiça e seus vestidos estavam cheios de símbolos da cultura indígena. Seguindo o exemplo de Jesus, Maria vem até os seus filhos, acompanha o seu caminho como mãe solícita, compartilha as alegrias e as esperanças, os sofrimentos e as angústias do povo de Deus, do qual todos os povos da terra são chamados a fazer parte".

Frisou o Papa: "A aparição da Virgem no avental de Juan Diego foi um sinal profético de um abraço, o abraço de Maria para todos os habitantes das vastas terras americanas, para aqueles que tinham nascido e para os que chegariam depois. Este abraço de Maria marcou a estrada que sempre caracterizou a América: ser uma terra em que povos diferentes podem conviver, uma terra capaz de respeitar a vida humana em todas as suas fases, desde o ventre materno até à velhice, capaz de acolher os imigrantes e os pobres e marginalizados de todas as épocas. Uma terra generosa. Esta é a mensagem de Nossa Senhora de Guadalupe e é também a minha mensagem, a mensagem da Igreja. Encorajo todos os habitantes do continente americano a ficarem sempre de braços abertos, como a Virgem Maria, com amor e ternura".

Guadalupe, a primeira evangelizadora da América!
Por que a Virgem Maria haveria de aparecer a um índio falando em seu idioma nativo e querer chamar-se "de Guadalupe", um nome espanhol, que nada teria a haver com o local de seu aparecimento, no México? Assim, Nossa Senhora deve ter chamado a si mesma como "Aquela que esmaga a serpente". (em Asteca: Guadalupe!) A Virgem de Guadalupe "pode ser chamada, com todo o direito, a primeira evangelizadora da América!" ( S. João Paulo II, 06/05/1990). Confira na internet nossos nossos trabalhos sobre o tema em PPS e vídeo You Tube.

Compartilhe e Indique:
Demais conteúdos:
» 13/12/2011 | Guadalupe, Missionária do Novo Mundo
» 12/12/2011 | Nossa Senhora de Guadalupe - Crônica dos fatos
» 12/12/2011 | Nossa Senhora de Guadalupe: 12 de outubro
» 06/12/2011 | Nossa Senhora de Guadalupe - Oração

[+] mais conteúdo
 
Total de mensagens escritas por usuários: 0
Deixe sua mensagem
Avaliaremos sua mensagem para depois liberá-la!
 
Nome:
E-mail:
Título:
Cidade:
Estado:
Mensagem:
caracteres

Receba o Vivências diariamente: -Evangelho -Recadinhos -Reflexões

*campo obrigatório